segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pesquisando os Serviços Básicos


Entre o dia 26 de junho, quando fui a Petrópolis ver salão, e o dia agendado para a assinatura do contrato com o Solar, aconteceram muitas coisas: danei a pesquisar serviços e fornecedores em Petrópolis. Santa Internet!
Fiz um conceito muito interessante: não tem na rede, não existe. Ou seja, se um serviço não possui site ou algo do tipo, ele passou a também não existir nas minhas listas. Pense comigo: internet hoje em dia é mais pop que páginas amarelas, no perímetro urbano quase todas as pessoas das classes "média/baixa" pra cima têm acesso, de alguma forma, à internet. Então se o serviço não mostra a cara na rede eu começo a ficar cismada... Sei lá, penso que os fornecedores ainda estejam vivendo a realidade do século passado ou que não confiam tanto assim no próprio taco, ou ainda, que não se dedicam a cuidar da imagem e da propaganda do próprio negócio... Salvo 2 exceções, todos os serviços que entraram nas minhas listas para eu visitar possuíam pelo menos e-mail e propaganda em revista. Sem essa de "fecha com fulano, que é muito bom" sem eu ver o trabalho, sem eu falar com fulano.
Lendo blogs e sites vi que deveria me concentrar primeiro em alguns serviços, que passei a chamar de "Serviços básicos" porque irão, no evento, fazer o papel da estrutura (e consomem a maior parte do orçamento), o perfil do evento. E o mais importante: seus profissionais estarão presentes no dia, ou seja, tem que ver logo, fechar com aquele que gostou mais, senão não tem como. Outros serviços o fornecedor pode pegar 3, 4 para fazer no mesmo dia... Esses aí não. (tem até alguns fornecedores que trabalham com duas equipes, mas se você quer o profissional X, tem que ver logo, senão ele vai fazer o serviço de outra pessoa que chegou 1.º e vai mandar para você alguém da equipe que talvez você só conhecerá no dia...) Minha cerimonialista Vívian (beijão!!!) me disse depois que era assim mesmo que eu deveria caminhar, que a lista era essa mesma, e sugeriu que eu incluísse também os responsáveis pela sonorização. E a lista ficou assim, sem ordem de prioridade:
  • Espaço para cerimonia/recepção
  • Buffet
  • Imagem (foto/filmagem)
  • Decoração
  • Música (cerimonia/recepção)
  • Cerimonial
No meu caso o espaço para a recepção e buffet já formam um só ponto. E graças ao Pai que é um lugar bacana com um buffet bacana. Isso é raro... Por mais que eu tenha que procurar serviço por serviço e me cansar com isso, prefiro assim. Nem sempre pacotão é mais barato... Na minha formatura foi bem em conta, e como não estávamos nem aí se o chocolate ou o Dj eram os melhores e nem tínhamos paciência para pesquisar nada, pacotão foi o melhor. Mas não é uma experiência que eu queria repetir no casamento... É muito ruim ficar sem opção ou poder de decisão... E como tenho tempo e sou mão de vaca, acredito que não gastarei mais do que se tivesse pegado um salão que me desse tudo.
No google só dava: "fotografia petrópolis", "decoração petrópolis"... E comecei a selecionar aqueles que eu gostava mais. Não me prendi em números por serviço, tipo 3 fornecedores de cada. Selecionei aqueles que gostei mais, fiz um ranking e pronto.
No meu ranking considerei também o que as meninas da comunidade "Casar é fácil" e as noivinhas da revista Noivas Rio de Janeiro diziam sobre os serviços. Alguns de tão elogiados foram para o topo da lista.
Não vou publicar minhas listinhas por elas serem baseadas no meu gosto pessoal, mas se alguém quiser alguma delas ou até que eu comente as minhas impressões sobre, me manda um e-mail que eu respondo com o maior prazer.

Esse lance de pesquisar é muito viciante. E é uma viagem quase solitária vivida pelas noivas. Dedê até curte, mas não como eu, dá pra perceber. Acho que isso é coisa de mulézinha, baseado na nossa sociedade "semi" machista que não educa os homens a se importar com as cores da festa ou se o laço é Channel. Nessa viagem quase solitária ao mundo casamentício (que se a pessoa que vos fala não tiver cuidado, vai acabar ficando por lá até depois de casada, sem ganhar nada com isso _porque não quero trabalhar com nada relacionado), ganhei uma companheira de bordo: minha mãe. Ela às vezes é mais empolgada do que eu! E me pergunta quase todo dia se eu vi alguma coisa, vai em todas as reuniões mesmo com a coluna estourada... Assumiu totalmente a figura da mãe da noiva. Quer até fazer algumas coisas, por a mão na massa e age como se fosse minha assessora:
_Natalia, já viu isso? Olha o tempo passando, vai ficar sem o serviço... Vamos a Petrópolis quando?
Beijo mamãe, também te amo!



Postei essa foto porque essa saga remete a um romantismo conceitual pra mim. Uma âncora, já que organização de casamento não é muito romântico XD
(Imagem extraída de http://melhorfilmedahistoria.cineblog.com.br)

3 comentários:

  1. Belíssima escolha, Petrópolis é uma cidade linda!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Natalia! Concordo que um site é o mínimo que um fornecedor decente deve ter, afinal, hoje em dia TUDO gira em torno da internet.
    BjO

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário