sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Reservando lugar para os convidados



Quem nunca foi a um casamento e saiu desembestado da cerimônia antes dos noivos, só para pegar uma mesa na festa? Ou combinou com alguém conhecido para segurar uma mesa? Ou foi direto para a festa, nem viu a cerimônia, só para não ficar em pé na festa?
Eu confesso que já fiz isso.
Que feio.
E quantas vezes já vi os outros fazerem...
Falta de logística dos noivos, que não calculam o número de convidados com o de cadeiras? Muito.
Erro do cerimonialista? Também.
Mas a bem da verdade, todo mundo quer se sentar numa mesa com boa localização, não precisar dividi-la com um desconhecido e ainda poder levar o arranjo da mesa pra casa, heheheh. E ninguém gosta de achar uma mesa na festa, correr para sentar e depois descobrir que está reservada.
Pensando nessas coisas, e inspirada pelo mundo casamentício americano, resolvi reservar mesa para todo mundo. Na minha festa ninguém se sentiria mal por qualquer constrangimento ou desconforto causado por esse momento meio tenso.
Os americanos dão números às mesas, ou agregam símbolos... Uma saída para quando há possibilidades de remanejamentos. Ou põem os nomes das pessoas mesmo nas mesas ou em tags na recepção, mais prático mas mais arriscado. Optamos por dar nomes às mesas e pensamos em algo que tivesse a ver conosco.
E escolhemos os filmes que vimos juntos e que fizeram parte da nossa história.
Assim passamos o sábado anterior ao casamento nos divertindo, lembrando dos filmes. Fizemos tags no computador e colamos nos copinhos das velas (ahá! Copinhos de patê! Comemos muuuuuito patê durante uns meses!), cortamos velas de 7 dias ao meio (iêié!) e colocamos dentro do copinho. Como queríamos duas velas por mesa e em uma estava a tag, o outro copinho envolvemos com renda comprada no Caçula. Sobre a quantidade de velas, hoje penso que quatro copinhos ficaria mais bacana. Mas aja patê...

Quanto a organização dos convidados no salão:

Expectativa:
  • Saber de todos os convidados confirmados e, com o mapa do salão, organizá-los nas mesas. Tendo o cuidado de por as pessoas que não gostariam de se separar nas mesmas mesas ou em mesas próximas
  • Nossos pais ficariam nas aparentes "piores mesas", mais ao fundo. Já que estariam sempre se deslocando e não ficariam sentados mesmo. (Pondo bem longe a mesa da minha mãe da do meu pai, para que minha madrasta não iniciasse a 3.ª Guerra Mundial)
  • Avisei para todos que haveria mesas reservadas e que a cerimonialista os encaminhariam para seus lugares. Sem ansiedade.
Realidade:
  • Não deu tempo de fazer... Fiquei esperando muito o povo confirmar e fui protelando até a noite da véspera do casamento. Brasileiro ainda tem que se acostumar com esse lance de confirmação...
  • Teve tanta gente que torceu o nariz... Acharam que eu estava inventando moda demais.
  • Mas consegui combinar com a cerimonialista onde nossos pais iriam se sentar. Menos mal. E a equipe fez um ótimo trabalho, organizando o pessoal na hora, como se faz em restaurante. Claro que a gente já havia adiantado o trabalho, porque ao entregarmos a lista de convidados (que a assessoria sempre nos pede) escrevemos ao lado o grau de parentesco e se era convidado da noiva ou do noivo.
  • O pessoal amou saber dos nossos filmes preferidos e acharam bem divertido sentar na mesa "Moulin Rouge", por exemplo.


Quer organizar os lugares dos seus convidados na recepção? No site português "O Nosso Casamento" encontrei uma ajuda e tanto na ferramenta "Gestão de mesas". Para usar é só se inscrever. Lá também tem outras dicas bem legais que usei na época do meu casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário