segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Decorando o Chá de Panela - Parte V

Gincana tem que ter prêmio, certo?
Então fiz potinhos com brigadeiro mole para a equipe vencedora. Vermelho para as "Doidas" e azul se as "Santas" vencessem.
Como já estava com essa ideia na cabeça desde janeiro, pedi para minhas amigas que tinhas bebês os potinhos das papinhas prontas. Ganhei mais de 100! Lavei todos, fiz o brigadeiro na véspera do chá e as tampinhas enfeitei antes.
Já vi muitos desses potinhos, mas sempre o trabalho da tampa não durava a gente abrir o pote. Muito menos lavagens! Bolei uma forma de ficar como queria e ainda ser resistente a manuseios e lavagens. Para facilitar as futuras limpezas, use tecido um pouco engomadinho (não muito, senão fica duro!), que é só passar um paninho que a poeira não gruda. Aí embaixo tem um tutorial mostrando como fiz as tampinhas. Não repara nas fotos, estão bem embaçadas.

Você precisa de:
1 Potinho de Papinha
2 pedaços de fita de cetim n.º 2 (de 1 cm), com 17 cm cada
1 Chumaço de acrilon (é uma espécie de algodão sintético), cortado com o mesmo diâmetro da tampinha
1 Retalho de tecido de algodão redondo, cortado com 3 cm a mais que o diâmetro da tampa (não precisa fazer bainha, é só usar uma tesoura afiada).
Cola quente

Mãos a obra:

1. Vire o forro do retalho para cima e coloque o acrilon no centro. Não passe cola para uni-los, não precisa (senão o acrilon murcha e o tecido fica marcado...)

2. Com o vidro bem fechado, vire-o de cabeça para baixo e coloque-o sobre o acrilon. Deixe bem certinho!


3. Faça um pinguinho de cola na tampinha, dobre o tecido para cima (cuidado para não dobra para o ladinho) e cole. Faça isso umas oito vezes por todo o lado da tampinha. Para facilitar no início, depois que fizer o 1.º, cole o lado oposto e depois a metade entre os lados e assim por diante. Depois, quando você pegar a manha, já vai estar fazendo direto.


E ele ficará assim:


 4. Coloque um pigo de cola na lateral e coloque uma das pontas da fita.

5.  Cole toda a fita pela lateral do potinho, sem deixar frouxo (mas sem esticar demais!), com alguns piguinhos de cola. Não precisa passar cola nela toda. Cuidado para deixar reto.

 Ele ficará assim:

6. Faça um lacinho com o outro pedaço de fita (não faça nó antes, senão o meio fica muito alto), sem apertar demais senão o nozinho fica muito amarrotado. E cole sobre a ponta da outra fita, para ficar um acabamento mais bacana

7. Tá dá!

Dá para fazer para um monte de coisas! Vou fazer para os potinhos de tempero, usando vidrinhos de geleia.

Um comentário:

  1. ficou lindoo, adoro esses potinhos!
    nao sabia dessa do acrilom pra fiar mais fofinho, mto legal!!
    potinhos assim com tecido xadres é o q há! rsrs

    bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário