sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Confeitando amêndoas

Bom, péra lá! Já comprei as minhas confeitadas, heheheh
Mas no passado se fazia isso em casa mesmo. E com mel, não com açúcar!

Dentre tantos elementos simbólicos numa celebração de casamento, esse era o que mais me deixava curiosa. Qual o motivo das amêndoas, afinal??
Quando eu era pequena minha avó me deu um saquinho com amêndoas confeitadas coloridas. Pareciam grandes confetes de chocolate, mas triangulares e só com uma amêndoa dentro. Comi uma, feliz da vida, e fiquei bolada porque não tinha chocolate junto. Achei muito esquisito: o amarguinho da amêndoa e aquela casquinha dura e doce envolta.
Minha avó disse que era algo que só dávamos para pessoas especiais. Saí dando uma para cada amiguinha, dizendo o mesmo para elas, e guardei uma. Acho até que a tenho até hoje guardada... Eca!
O tempo passou e nunca mais vi.
Mas no início dos anos 2000, eis que me deparo com uma lembrancinha de casamento que tinha as tais amêndoas. E depois com outra, e outra... Antes dos bem-casados aqui em Caxias o lance das amêndoas estava bombando! Foi então que, uma amiga que estava se casando com um menino de família portuguesa (Duque de Caxias é cheia de famílias tradicionais portuguesas, ou pelo menos era) matou a charada: dar amêndoas em bodas e grandes celebrações é da cultura portuguesa e quer dizer exatamente aquilo que minha avó (também de origem portuguesa e cheia de amigas da terrinha) havia me dito há tempos atrás: Dá-se amêndoas confeitadas para pessoas especiais em dias de celebração.
Depois fiquei sabendo que gregos e italianos também faziam isso. Para os gregos, inclusive, tem uma lenda que se a convidada puser as amêndoas de baixo do travesseiro, vai sonhar com o amor de sua vida. Tente aí e depois me conta, mas vá tirá-las de lá depois para não sonhar com baratas com efeito 3D.
Essa mesma amiga (Rosana, sua linda!) me contou que as amêndoas são revestidas de açúcar por um motivo: amêndoa = vida e seu amargor, suas dificuldades; açúcar = o amor, que deve envolver todos os momentos da vida.
Em algumas festas recebia 3 e vi que em outras as amêndoas ficavam todas juntas numa vasilha na mesa de chá. Mas na maioria das vezes, eram 5 amêndoas que vinhas nas lembrancinhas. E nunca me ocorreu que pudesse ter qualquer tipo de implicação, fora a questão estética, nisso. Até que no casamento de outra amiga ela nos deu as amêndoas com um cartãozinho de agradecimento contendo, no verso:
  "Para cada amêndoa um voto do que queremos para nós e para vocês: 
Felicidade, Longevidade, Fertilidade, Riqueza e Saúde"

As minhas escolhi brancas, como em tudo no casamento e também porque são as mais tradicionais, compradas na CADEG, como já contei aqui. Embrulhei em tule (que já veio cortado em círculo e com um efeito de babadinho nas pontas, que comprei no Caçula) e amarrei com fita de cetim branca (que comprei no Shopping Vida), num laço simples mesmo, passando a fita num buraquinho do cartãozinho de agradecimento. O buraquinho fiz com furador e os cartõezinhos no computador de casa, no papel linho branco. Fiz tudo no sábado a tarde, e acomodei-as em potes grandes de plástico (esterilizados com álcool) e tampei bem tampadinho para não "dar ruim" com os cartões (vai que mancha com a umidade!). Pus na geladeira e ficou lá por uma semana, esperando o meu grande dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário