quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Treinando o olhar fotográfico

     

     Para noivas que se casarão longe de casa, a internet é uma das melhores amigas. Digito no google "casamento", "noiva" e "Petrópolis" e eis que surgem vários sites e blogs que me ajudam muito, nem que seja para formar conceitos do que gosto e do que não gosto. Fiz listas dos serviços básicos no word, separando-os por arquivos e colocando-os na ordem que mais gostei, junto com os contatos de cada fornecedor. Fui colocando todos que gostei, mas não cheguei a visitar todos não (haja sobe e desce de serra, heim!).
      Nessas minhas pesquisas pela Internet encontrei o blog e o site da Carol Bussière, que além de uma fotógrafa maravilhosa, organizou umas listas com serviços e fornecedores bem bacana. Muitos deles eu pus nas minhas listinhas. Também achei o site Casando com estilo, onde achei muitos outros. Para quem vai se casar em outra cidade esse tipo de atitude é muito louvável: viva os sites e blogs que reúnem os fornecedores! (Quando muitos outros fornecedores vão entender que por seu produto na rede, de uma forma bacana, só irá fazê-lo prosperar e facilitar a vida de milhares de pessoas que estão organizando festas...?)
      Acho que o primeiro serviço que comecei a me enfocar depois da busca pelo salão foi o de fotografia. Tenho pessoas amigas da família que poderiam fazer esse serviço pra mim com um pé nas costas,  pois são profissionais do ramo, como o padrinho de crisma do meu irmão, Paulo, que possui o estúdio Stilus aqui em Duque de Caxias e faz um monte de trabalhos no Rio de Janeiro, mas não queria ele trabalhando no meu casamento... Eles são praticamente da família e não queria amigos meus não curtindo esse momento tão especial, se preocupando em fazer isso ou aquilo... Isso vale para tantos outros serviços em que temos amigos trabalhando. Denis e eu decidimos isso e achamos que foi a melhor coisa. Mas nada impede aos nossos amigos nos fazerem agrados, nos ajudar no que eles sabem fazer, mas só se eles se oferecerem, não iremos pedir ou contratar.
      Outra coisa que decidimos foi em concentrar os serviços básicos em Petrópolis para evitar gastos com deslocamento e hospedagem dos fornecedores.
      Aprendi que precisava educar o meu olhar para encontrar um bom serviço de fotografia numa cidade em que não conheço ninguém. E também decidir o que quero entre os tipos de fotografia existentes no mercado. Li essa dica no Casando sem Grana. Então decidimos por foto jornalismo (porque não sei sorrir para foto) para a maior parte delas, queremos fotografia-arte (que é muito raro achar alguém que faça, principalmente para evento, porque rola um preconceito no mundo dos fotógrafos de que quem trabalha com evento não faz fotografia-arte e vice-versa. Quando a pobre noiva vai procurar acaba se confundindo e tem gente que acha que isso é foto jornalismo). Amo fotografia-arte e pensamos que o nosso casamento merece esse mimo. Queremos também a fotografia tradicional, mas só para aquelas já tradicionais fotos (com família, na igreja e no início da festa). De tanto olhar para fotos de tantos profissionais fui formando em mim o conceito do olhar que eu queria. Porque não basta tirar foto com o melhor equipamento, fazer o melhor tratamento, tirar fotos "clássicas" (que já estão tão batidas e datadas. Muitas acho breguíssimas)... Quero que meu álbum tenha alma, que possa me emocionar e me levar de volta ao dia mais importante da minha vida todas as vezes que eu olhar.
       Foi no site do Casando com estilo que vi o Em foco do Giovane Garcia e foi encanto a primeira vista. Era o estilo e a sensibilidade que eu procurava. Saí mostrando o portfolio dele para todo mundo aqui de casa, acho que aos poucos fui educando o olhar da minha mãe (que achava que qualquer fotografia de casamento era bacana e não entendia o que eu estava procurando). Dê, que tem uma produtora, mexe com imagem, é desing, entendeu bem o que eu queria e adorou o trabalho dele também. Então tratei de agendar! Eu precisava conhecer o trabalho dele ao vivo! Agendei para o dia 11/09/2010. (Para esse dia também agendei outros serviços, que falarei depois).
       Pela Internet, gostei também do trabalho de Erica Marci, do Hugo Carneiro, do pessoal do Photostilus, do Multimagem, do Cia Fotográfica e da Carol Bussière, nesse primeiro momento (depois conheci outros maravilhosos, de quem falarei posteriormente). Eles, além de fotos lindas, capricharam nos sites, o que julgo essencial para quem trabalha com imagem (se cuida bem da sua própria imagem, cuidará muito bem da minha).

OBS: Essa divulgação é inteiramente gratuita. Meu objetivo é ajudar noivinhas que procuram bons serviços de fotografia em Petrópolis.


 (Essas imagens são do Studio Neumanns, meus fotógrafos, com suas devidas autorizações. Pus mais fotos em preto e branco para mostrar como eles são bons!)
     

2 comentários:

  1. Minha linda!
    Tudo bem? ontem lembrei tanto de vc! Vi umas fotos de casamento TUA cara!
    Amiga, posso te indicar uma profissional MARAVILHOSA?
    http://www.fernandaferraro.com.br
    Vale muuuuito!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi! Boa escolha de fotógrafos! Fotos lindas.
    BjO

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário