sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Montando a Lista de Presentes do Chá de Panela

Fantástica decoração de chá de panela
(Say I do)

No passado as madrinhas faziam uma lista, passavam de casa em casa, de amiga em amiga da noiva, a galera escolhia o que ia dar, anotava seus nomes ao lado e essas mesmas madrinhas entregavam a lista à noiva às vésperas do chá, para que ela decorasse quem ia dar o que. No dia do chá, a noiva só aparecia depois que todo mundo já havia chegado, para que ela não visse de quem era determinado pacote e assim estragar a brincadeira.
Tradicionalmente, o chá de panela era para a noiva adivinhar os presentes, uma espécie de "conquista". Acertou? A pessoa que deu o presente paga prenda. Errou? A noiva paga a prenda.
Quando criança, vi muitas noivas matarem a charada sobre o presente que estavam tentando adivinhar por eliminação, porque estudavam mesmo aquelas listas.
Só que hoje em dia os chás não são mais assim... Por que? Tenho minhas teorias:
1. A noiva quer estar gata do início ao fim, afinal o chá virou festinha para fazer social. E não mais um rito de passagem onde o presente era uma conquista.
2. O pessoal começou a pegar pesado nas brincadeiras. Ou simplesmente elas fora perdendo a graça.
3. As madrinhas começaram a debandar e não mais participarem com a noiva de momentos assim, querendo apenas divar no altar no dia D da amiga.

Com o tempo as pessoas, quando chamadas para chás de panela, não tinham mais parâmetro do que dar e passaram a comprar para as noivas aquilo que mais lhe apetecia no momento. Agora, imagina a quantidade de forminhas de gelo que uma pobre noiva estava sob o risco de ganhar! E também vi algumas noivas com vergonha de escrever no convitinho aquilo que a convidada iria levar, afinal de contas, quem ela pensa que é? Escolhendo o próprio presente?! Que feio! 
No meu caso, o mesmo medo de ganhar coisas repetidas e que não curti, como no caso dos presentes de casamento, me invadiu em relação aos presentes do chá de panela... E eu vi como era prático comprar presente por lista de casamento. Então, por uns quatro anos, a ideia de fazer lista numa loja para meu chá me consumiu.
Uma amiga fez um chá bar e pôs, no convite, o nome da loja onde a lista estava. Depois, aproveitou a mesma lista para o casamento. Comentei com algumas pessoas essa sacada genial, mas muita gente achou esquisito. Lista em loja para chá?...
Pesquisei e escolhi a Leader porque, na época, achei mais prático. Não dava ainda para comprar pela internet, mas tinha loja no calçadão de Caxias. E todo mundo que vai comprar presente de chá de panela vai no calçadão de Caxias. Coloquei a data do chá de panela na lista e escolhi coisas lindas! E adivinha: só duas pessoas compraram pela lista!
Sim, minhas senhoras, a ideia foi um fracasso. Ganhei muita coisa verde, e nada na minha casa eu queria em verde. Ouvi pessoas que acharam um horror a ideia da lista, afinal de contas, quem eu era para estar determinando os meus presentes! E não entendi por que, a gente já está acostumado a comprar presentes de casamento em lista de loja...
Listei alguns motivos para o fracasso:
1. Divulguei a lista de boca, não escrevi no convite, por vergonha para não parecer pidona
2. A data da lista era a do chá, e não a do casamento, o que confundiu todo mundo
3. Não aproveitei a mesma lista para o casamento
Continuo achando muito legal a ideia da lista e já estou arquitetando para nossas bodas, mas até o Dê acha esquisito, acha que lista em loja é só para quem vai casar...
Mas então, o que pedir na lista, seja ela em loja ou nas mãos de suas fiéis madrinhas?
Dá uma olhada nas "Listas" do menu do blog, se inspire e monte a sua!
Mas aqui embaixo tem uma esquema do "Tu organizas" que eu devia ter visto antes! Olha que coisa linda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário