sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dando trabalho para as madrinhas

Essa semana, apesar de muito atribulada por conta da escola (desculpem a ausência), li uma matéria bem bacana no site ICasei, que você pode ler na íntegra aqui. E o assunto é: Madrinha de casamento.
Como já casei e sei bem como é a relação com as madrinhas, não resisti e resolvi comentar a matéria.

Meus comentários aparecem em verde.

FUNÇÃO MADRINHA DE CASAMENTO

madrinhas

É importante lembrar que antes de aceitar o convite você deve ter em mente: ser madrinha em um casamento, é ser madrinha para sempre, curtir com o casal os momentos felizes e apoiar nos difíceis também. Mesmo que o casal seja mais fechado é válido que você esteja sempre por perto.
É nessa hora em que a gente pode tirar da lista a namorada do primo, que a gente chamou para padrinho, mas que a gente ia convidar só porque ele insistiu. Ou seja: não tem que convidar porque vai ficar chato, mas sim porque aquela pessoa os ama e quer que sejam felizes no casamento. Uma pessoa que irá abençoar a união. Então se a sua amiga te ama, mas não curte seu noivo, converse com ela. E talvez ela não seja a melhor pessoa para ser sua madrinha.
Quanto ao dia a dia no processo do casamento…
Madrinhas e Padrinhos estejam sempre a disposição do casal para possíveis dificuldades diárias. 
Sim! Faz parte do pacote! Madrinha não é só pra ficar diva no altar, mas, principalmente, ajudar os noivos. Principalmente a noiva. Ela precisa aceitar essa verdade, senão é melhor não aceitar ser madrinha. Tive muita madrinha "indisponível" e não tive lá a minha comitiva me ajudando. Outras pessoas meteram a mão na massa comigo, foram buscar vestido de dama quando eu estava soterrada de coisas pra fazer. Essas sim, mereciam ser madrinhas...
O casamento acaba mexendo e muito com as emoções, humor, bolso… e eles precisam de um ombro amigo! Entre as noivas existem vários tipos: as resolvidas, as duvidosas, as indecisas, as esquecidas, as perfeitamente corretas e você como amiga já conhece a noiva e saberá como lidar nas mais diversas situações. Aquela velha mensagem: “Amiga, no final dá tudo certo, você deu o seu máximo e será perfeito!”, ajuda e muito!
Chá Bar / Chá de Cozinha / Chá de lingerie
Existe uma moda por aí em que os padrinhos se encarregam de bancar e organizar esses eventos pré casamento! 
Sério? Eu não sabia disso.
Atenção: não é bem assim que funciona! Aaaahhh... =/ Converse com a noiva ou com a mãe dela para saber o que estão pensando. Nesses casos há diferentes formas de realizar um super evento. Quando fiz as reuniões com minhas madrinhas, elas nem me perguntaram nada sobre... Acho que não é a noiva que precisa correr atrás das madrinhas para que elas a ajudem na organização dos eventos pré-casamento. Seria lindo se elas, de forma espontânea, se ligassem, se reunissem e combinassem várias coisinhas legais para os noivos... E não ficassem reclamando pelas costas da noiva quando ela pede para fazerem as lembrancinhas do chá de panela...
- O casal realiza o evento com o orçamento e organização deles. Os padrinhos podem oferecer uma ajuda de custo, se julgarem necessário.
- Os padrinhos realizam o chá! Se dividem em diferentes funções para organizar e dar esse presente aos noivos. Que sonho!
- Os padrinhos se organizam para ajudar e os noivos também participam do processo.
É sempre válido os padrinhos indicarem fornecedores ou darem ideias para o casal.
Se a noiva der abertura ajude-a a planejar o casamento. Sem dúvida a opinião de uma amiga, que está vendo a situação de fora, é sempre muito importante!
Se houver espaço tente se inteirar do processo do casamento, até para ajudar com as informações para amigos e convidados. É importante saber onde colocaram a lista de presentes, qual o horário da cerimônia, igreja, local da festa, endereço.
Para minhas madrinhas dei caderninhos fofos para elas anotarem essas coisinhas. Sinceramente, não sei se usaram o caderno para esse fim... Então, se for fazer algo assim, deixe mais claro e diga que é para o caso de algum convidado perguntar. Mas só se ele perguntar, senão vai ter madrinha botando todas as informações do seu casamento no facebook!
 Para as super amigas, a noiva poderá te convidar para encontrar o vestido de noiva ideal! Aproveite o momento e curta com ela esse processo, mãe e amigas deixam o momento ainda mais especial!
Deixe que as mães dos noivos escolham a cor do vestido primeiro, em seguida, se não houver nenhuma restrição da noiva, vá em busca de seu vestido ideal. Algumas noivas escolhem cores para as madrinhas, se for assim e não curtir a sua cor, com calma tente contornar a situação e encontrar uma solução boa para ambos os lados.
Como escolhi azul e verde, duas cores que geralmente as madrinhas usam (e ninguém sofre com essas cores), não tive problemas. Para facilitar, deixei o tom livre e nem estabeleci se as minhas iriam de verde e as do Dê de azul, nem pus empecilho se alguma escolhesse o mesmo tom. Todas ficaram felizes e, dentro das cores, cada uma escolheu o seu vestido de acordo com seu bolso, estilo e cor que mais gostava.
Mais perto da data converse com a noiva, veja se tem algum item necessário para a casa que ela ainda não tenha adquirido. Converse com o padrinho que será seu acompanhante no dia e veja qual o presente ideal para o bolso de cada um – mesmo que você seja madrinha ou padrinho não significa que deve dar o presente mais caro da lista. O importante é ficar perto dos noivos e lembrá-los do elo feito na cerimônia de seu casamento, todos os dias de sua vida.
Tive madrinhas (e padrinhos também!) que não deram nem nada no chá de panela... Não é pelo presente, é pela lembrança. Quando sou madrinha escolho algo que faça o casal lembrar com carinho de mim.
FAÇA SURPRESAS!!! Surpreenda os noivos com dias gostosos entre amigos!
Sim! \o/ Faça! Ninguém fez surpresa pra mim e fiquei numa frustração sem fim! 
Para finalizar, dê espaço ao casal, eles precisam de um tempo para os dois. Esse é um processo no qual a cumplicidade do casal tende a aumentar e ficar ainda mais bonita. A receita da matéria é ficar a disposição!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário