terça-feira, 7 de maio de 2013

Projetando a decoração

Fiquei mega empolgada: vou fazer a decoração do meu próprio casamento! Faria o projeto, fecharia o material e as flores e a M Eventos faria toda a execução. Que perfeito!
Mas como se faz um projeto de decoração?
Perguntei ao arauto supremo da sabedoria, o Google.
E achei tudo confuso... Vi mais cursos para se tornar decorador e afins...
Então eu peguei os projetos que eu tinha no meu computador, arquivos que os milhares de fornecedores haviam me mandado, e os estudei. E muito.
Na faculdade de Dança a gente tem a disciplina de Cenário e Figurino e também de Iluminação, usei-as como ajuda também.
Deu um trabalhão... Acho que foi a coisa mais trabalhosa do meu casamento. Peguei firme, todos os dias, até às vésperas do meu casamento.
Como ferramenta usei o excel, o corel e o word. Vou te mostrar o passo-a-passo, mas não recomendo ninguém fazer isso, dá muito trabalho, hehehhe
E eu fiz do meu jeito, não sei se é assim mesmo que se faz um projeto de decoração, minha área é outra.

Começarei falando hoje pelo mais básico, por aquilo que todos os decoradores perguntam, que foram as primeiras coisas que eu defini: 

Cor e Estilo da decoração

Cor: Branco - Eu queria branco, porque é a cor do sacramento do matrimônio. Quando fizemos 7 anos de namoro, Dê dedicou a mim a música "Dia Branco". Meu quarto de solteira é branco. É uma cor clássica e que não sai de moda, nunca olharei para as fotos do casamento e torcerei o nariz. Nada contra as outras cores... Mas suspiro por coisas brancas. Muitos decoradores torceram o nariz porque é uma cor difícil de trabalhar, pode ficar sem vida, meio hospital aquela coisa monocromática. Sem falar que o branco é uma das cores mais difíceis de se fotografar, estoura o flash. Para dar vida a cor escolhi outros elementos, como textura e iluminação.

Estilo: Clássico (como base), com toques do Romântico e Cottage - Depois de flertar muito com o cottage, decidi por uma decoração mais clássica. Porque o clássico não sai de modaQueria que todos pudessem se sentir num ambiente bonito e acolhedor e esse sentimento a gente consegue quando encontramos referências de elementos já conhecidos, então o clássico ajuda nisso. Mas o cottage, de início, não ia aparecer tanto, mas depois precisei adaptar o projeto (por questões financeiras) e o cottage apareceu mais.  E eu sou muito romântica, então não poderia deixar de ter detalhes fofos, como muitos laços de cetim e flores românticas, como rosas, lisiantus, astromélias, chuva-de-prata e boca-de-leão (depois falo mais sobre as flores).

Elementos e textura: Taí uma coisa que quase ninguém atenta. Decoração tem textura. Essa textura pode até ser uma estampa. Escolhi como base principal para a decoração a renda (que entra como tecido, tema e textura) por todos os significados que ela pode sugerir. No nosso caso (não lembro se falei disso por aqui) ela simboliza um fio frágil que, depois de muitas voltas, espaços vazios e nós, ela forma um tecido forte e belo, como foi a nossa história. Ela dialoga bem com os estilos que eu queria e dá "movimento" à decoração de uma cor só. Como nem tudo dá para ser branco (até porque realmente ia ficar bem esquisito), decidimos que todos os metais seriam prateados, as madeiras seriam escuras e trabalhadas e escolhemos voil, o linho e o cetim para os tecidos, assim como tapetes.  Os vidros apareceriam trabalhados, como cristal e louça branca. Usamos o laço chanel para as aplicações  (porque é um laço que não tem pontas soltas para se desfazer, queremos que nosso casamento seja assim). Outro elemento forte seria a iluminação, que terá um post só para ela, assim como nossa identidade visual.

Então fica assim:
1. Cor
2. Estilo
3. Flores
4. Tecidos
5. Móveis
6. Utensilhos
7. Iluminação
8. Identidade Visual (inclusive para papelaria)
9. Aplicações
10. Textura

Esse foram os elementos básicos para meu projeto de decoração. Pode ser o seu também (falou a decoradora experiente, hahahahah)

Então, com esses elementos todos, fiz uma decupagem (que é você pegar um monte de fotos, recortar e juntar). 



A baixo as imagens de referência (não lembro de onde tirei todas, então se reconhecer alguma entre em contato comigo para eu postar os créditos):

    






Loja de Casamento
decoracao_casamento_branca3decoracao_branca_rosas_orquideas


(Do site www.casarefacil.com.br)(Do site http://www.amareloouro.com/)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário