quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Mudando de nome

Ano novo, nome novo!
          Neste primeiro post do ano venho dizer minha experiência sobre mudar o nome.


          Apesar de dar um trabalhão (vou contar tintin por tintin), é uma delícia. Ter o nome do meu amor é um sentimento tão grande de pertença, não de submissão, que me deixa tão feliz, tão completa, tão dele...
          Antes de decidir, lá no inicio de 2012, se iria trocar de nome ou não, pesquisei muito, li muitas opiniões. Engraçado, há exatos dois anos eu estava correndo atrás do processo do casamento civil, papeladas, horas em cartórios, xerox e mais xerox... Hoje passei o dia fazendo quase a mesma coisa. Bom, isso era para ter sido feito há muito tempo, mas diante de tantas outras coisas urgentes, decidi deixar isso para depois. Meu nome mudou só na certidão de casamento e vivi bem 1 ano e meio assim, não tive problemas com bancos nem nada. Conheço gente que só trocou os documentos mais de 5 anos depois de casada, então relaxei.
          Não me lembro se já escrevi sobre isso, mas decidimos que eu ficaria com meu nome todo de solteira e acrescentaria um dos nomes do Dê no final. Hoje em dia é possível mudar tudo, até tirar todo o seu sobrenome de solteira e pegar apenas um dos nomes do marido, e até o marido pode trocar o nome se quiser.
          Dê tem como sobrenome "Gonçalves de Figueirêdo". O pai dele não tem acento no Figueirêdo, o irmão dele tem acento mas não tem o "de" e a irmã dele não tem acento e nem o "de". Achei isso tudo muito enrolado e não quis essa confusão pra mim. Até porque eu já tenho um "da", iria ficar um festival de "da" "de" no meu sobrenome "Natalia da Costa Moreira de Figueirêdo". Feio. Então, como o Gonçalves é do avô paterno do pai do Dê, não vi erro em pegar. Até porque a mãe do Dê pegou o Gonçalves também quando casou. Ou seja, pegou o 2.º nome do marido, assim como minha mãe fez quando casou. Então fiz o mesmo. Meu nome ficou "Natalia da Costa Moreira Gonçalves".
          Confesso que é estranho ter um nome grande, um novo nome.

          Na última 2.ª feira, dia 06/01, entrei na net para ver o passo-a-passo para mudar de nome. Vi que a coisa funciona assim:

1.º Mudar o nome na Carteira de Identidade, RG: desde o início dos anos 2000 o Detran é o responsável pela emissão desse documento. Então o lance é: pagar o Duda para mudança de nome, nos caixas eletrônicos do Bradesco ou clicando nesse site aqui (clique em "Identificação Civil"). Paguei e deu uns 28 reais e pouco. Se pagou pela internet, imprima o comprovante de pagamento. No site do Detran clique em "Identificação Civil" e depois em "Agendamento" e comparecer com os documentos pedidos no local e horário. Eu agendei para 6.ª feira agora, depois conto como foi.

2.º Mudar o nome no CPF: Entrei no site da Receita Federal e vi que dá para fazer tudo pela internet, mas antes tem que pagar uma taxa nos Correios. Você chega nos Correios, diz que quer mudar o nome no cpf e entra numa fila. Paga uns 5 reais e pouco, eles te dão um comprovante amarelo e, ou você vai na Receita Federal ou vai pra casa fazer tudo pela internet no site da Receita. Ah, quando você for aos Correios, leve original de cpf, rg (não precisa já estar com o nome mudado), a certidão de casamento e um comprovante de residência. Antes de ir aos Correios fui na Receita Federal da minha cidade porque quando lancei meus dados no site deu que eu não estou com nome regularizado porque não fiz a declaração do imposto de renda por dois anos. Mas vou me defender: não sou fora da lei! Acontece que minha renda é sempre a baixo do piso (é gente, sou pobre, heheh) e uma contadora me disse que não preciso fazer declaração coisa nenhuma. Lá na Receita Federal a atendente disse que foi um erro deles lá e que agora está tudo ok com meu nome. Então, antes de fazer a troca do nome no cpf é bom ver se está tudo em paz com a Receita. Vou fazer a troca e impressão do cpf pelo site e depois conto se deu certo.

3.º Mudar o nome no Título de Eleitor: É a terceira coisa a ser feita, foi a atendente da Receita Federal que me disse para fazer logo, até porque esse é ano de eleição. Ainda não descobri onde faz, mas depois eu conto.

4.º Mudar o nome na Carteira de Motorista ou na Carteira de Trabalho: Seguinte, se a sua carteira está para vencer (como a minha), depois que você conseguir fazer as três mudanças acima, faça logo. E leve ao Detran (depois que você pagar um Duda astronômico de 107 e poucos reais e agendar no site do Detran) original e xerox de todos esses documentos, assim você consegue incluir os números desses documentos na Carteira de Motorista! Fica muito mais prático depois porque você não precisa andar com um monte de documentos na carteira. Mas se a Carteira de Motorista não for vencer logo, faça primeiro a mudança do nome na Carteira de Trabalho: vá numa agência (é assim que se fala? Agência?) do Ministério do Trabalho munida de todos os seus documentos, certidão de casamento e comprovante de residência, xerox e originais. Lá eles explicam direitinho o que fazer e sei que não te darão uma carteira nova, mas farão uma espécie de adendo. Ainda não fiz isso, mas quando fizer conto tudo. Se você é funcionária pública, como eu, precisa atualizar seus dados da Identidade Funcional. No meu caso, essa foi a primeira coisa que eu fiz, mesmo antes de trocar o nome dos documentos. Mas foi porque a minha Identidade Funcional iria ser criada, então aproveitei e já levei a certidão de casamento. Se informe com seus superiores. E aí o seu contra-cheque virá, automaticamente, com o nome novo.

Ainda falta falar de alguns outros procedimentos, como plano de saúde, passaporte, cartão de crédito... Mas deixo para falar em outro post.


(Imagem: www.colunas.revistaepoca.globo.com)

Um comentário:

  1. Me perguntaram se eu ia trocar de nome tb, mas nem vou. Se fosse um nome assim show de bola ate trocaria. kkkk
    Qria era tirar meu ultimo nome q nao gosto, mas aqui no rj nao eh possivel. tem q tirar o nome do meio. Fora isso, ainda tem q fazer todos esses documentos novamente. Aff, mto trabalho.
    Bjs
    www.casandosemestresse.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário