segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Mudando de nome - Parte II


          Na 6.ª feira passada fui ao Detran renovar meu RG com o nome de casada. Pois bem, demorei para sair de casa e, como ia malhar e estava um calor dos infernos pus roupa de malhação mesmo. Subindo a rua de casa com minha mãe fui pensando se estava esquecendo de algo.
          _ Puts! Maquiagem! Não vou tirar foto no Detran com essa cara!
          _ Mas que besteira, minha filha. Você tá linda!
          _ Carrego há vinte anos um documento onde estou horrorosa. Já que vou tirar um novo, quero estar bonita.
         Dei a volta no quarteirão e voltei pra casa. Me maquiei no estacionamento do banco, enquanto minha mãe resolvia um empréstimo. Arrumei o cabelo como deu (devia ter feito uma escova) e pensei "Que droga, vou tirar foto com roupa de ginástica e maquiada... Paciência.
         Minha mãe demorou muito no banco e corri. Dei o carro para ela estacionar e desci o mergulhão da Duque de Caxias correndo. E esqueci a pasta no carro com os documentos! E dá-lhe ligar pra mamãe para trazer a pasta correndo (e ela está com a maior dificuldade de andar).
         Eu estava agendada para 13:24h (e 24?), fui numa atendente, esbaforida, e ela disse que mesmo assim eu tinha que estrar numa fila. Bom, foi o tempo de mamy chegar. Na minha frente tinha dois rapazes que também iam tirar o RG e falavam de xerox e tudo o mais. E eu vi que faltava algumas xerox minhas. Droga. Deixei minha mãe na fila e fui correr atrás de xerox. Voltei pra fila e um dos caras do guichê falou "Mais alguém para identidade?". Não entendi: estávamos todos numa fila embaixo de uma placa "Identificação Civil" e só eu levantei a mão. Será que respeitam os agendamentos? Fui para o guichê e comecei a colocar todos os documentos na mesa. Mas faltou o número do Duda pago. Ninguém me falou disso, não li em lugar nenhum. Como paguei o Duda pela internet só imprimi o comprovante de pagamento, nem tinha o boleto. Mas justamente no boleto é que tem o número. E não adiantava só mostrar o número para ele, tinha que imprimir e entregar junto com os outros papéis. 
          Fui procurar uma lan house. Andei tanto que cheguei perto de casa. Mas havia esquecido a chave da porta no carro. Soltei um palavrão! Fui no banco tentar imprimir em "contas pagas" e nada. Voltei ao Detran e falei com outra atendente e nada feito. Voltei para casa meio arrasada e "p" da vida, com fome e a moleira quente. Fui procurar pela internet para imprimir o tal duda e não achei como. Liguei para o banco, liguei para o Detran e só depois de 1 hora consegui, com a ajuda de uma mulher muito impaciente, achar o boleto do duda que paguei. Imprimi. Mas já eram quatro da tarde e não dava mais tempo... Liguei para agendar para  outro dia e não consegui vaga... Só hoje consegui agendar, volto no Detran na quarta feira. Depois conto como foi. Ah, e eles respeitam os agendamento, sim. Pelo menos foi o que disseram no telefone (porque pensei em dar uma de joão-sem-braço e ir direto, sem agendar).

Conclusão: Leve todos os documentos abaixo, cópia e original:

  • RG
  • CPF
  • PIS
  • Título de eleitor
  • Certidão de casamento
  • Número do seu agendamento (se agendou por telefone, anote o número. Se foi pela internet, Imprima o comprovante com o número)
E se arrume, coloque uma camisa de botão (que não seja branca. Azul passa confiança), um brinco bonito e pequeno. Chegue antes e dê um sorriso de monalisa quando for tirar foto.



(Imagem de www.truquedagalinhamorta.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário