sexta-feira, 13 de maio de 2016

Rearrumando a rotina


Uma coisa que ninguém te conta, nem antes e nem depois de casar, é que a a sua rotina muda, a forma como você organiza e encara a própria muda. E não é pouco, não. Até falam "Depois de casar, muda tudo", mas eu estava pensando que era em relação ao meu relacionamento com o Dê, e claro que a gente se preparou para isso. Mas eu não sabia que coisas simples, como a maneira como eu organizo a louça para lavar ou o tempo que levo de manhã para me arrumar para o trabalho, iriam mudar e bagunçar até o meu horário biológico.
Por um tempo, eu não sabia disso. E ficava insistindo em fazer as mesmas coisas, da mesma forma, que eu fazia na vida de solteira. E eu não entendia porque eu não conseguia mais fazer tudo, por que eu estava tão cansada, por que até meu intestino andava esquisito.
Gente, juro, só esse ano, 2016, quase 4 anos de casada, fui entender isso e fazer mecanismos para organizar a minha vida, a vida da casa, do meu casamento e a ajudar meu marido a organizar a vida dele. Antes a gente fazia o que dava, na hora que dava e, não raro, o que tinha vontade.
Quando a gente vivia no oba-oba sem rotina, a gente não fazia comida direito. Quantas vezes ele não pode levar sua marmitinha e eu tive que almoçar no bandejão da escola, porque não deu tempo nem de fazer compras.
A gente tem o hábito de contar como foi o dia um para o outro. Todo dia! Mas isso pareceu ficar mais comprido e algumas muitas vezes fomos dormir de madrugada.
- Mô, tá tarde, conta amanhã o resto...
- Rapidinho, tem mais aquele negócio...
Mas é porque a gente passou a interferir mais na vida um do outro. Meus problemas são dele agora, e vice-versa, então a gente acaba gastando mais tempo elucubrando sobre um determinado acontecimento. Fora os projetos de vida, os sonhos... Aí 2h da manhã é dia ainda.
Quando os problemas e cuidados com os outros apareciam na nossa vida, aí é que o caldo derramava mesmo e a gente perdia o controle. Quantas contas a gente pagou com atraso porque, simplesmente, esquecemos.
Por isso a gente começou a olhar para a rotina com mais amor. Como algo fundamental para nossa saúde física, mental, espiritual, social e a do nosso relacionamento. Encaramos ela, hoje em dia, como o cooper: no início cansa, mas depois que a gente pega o ritmo, vamos no embalo.
Estamos também preocupados com essas coisas: construção de hábitos, procrastinação... A gente até fica se passando vídeo e lendo livros a respeito.
Estamos descobrindo quanto tempo a gente gasta para fazer determinada coisa, qual o melhor lugar para se guardar o quê e a forma... Tudo o que eu sabia antes foi posto em cheque e estou reaprendendo a organizar até os meus horários.
A sensação de poder segurar o leme da própria vida, junto com quem você ama, saber que os problemas que virão te farão sofrer sim, mas que não virarão a sua vida de pernas pro ar, que não será qualquer sapato fora do lugar que vai causar briga... Nossa! Sensação de empoderamento mesmo!
Ainda estamos aprendendo como nossa vida juntos funciona e entendemos que ter rotina é coisa linda de Deus. A rotina só será um problema se ela for uma rotina chata, uma rotina cansativa. Mas quando ela está recheada de coisas que você gosta, fazendo-a junto com quem se ama e vendo os resultados e conquistas (que só a constância e a disciplina trazem), ela só nos ajuda.
Nos próximos posts vou mostrar um pouco da rotina da minha nova vida para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário