quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ordenando as prioridades

Algumas meninas me perguntaram o que são Serviços Básicos, Serviços de 1.ª ordem e de 2.ª ordem, que estão no menu do blog.
Seguinte: quando comecei a organizar o meu casamento vi que eu ia ficar doida e que eu precisava fazer a minha organização. Por mais que a gente ache várias listas e agendas, dicas de noivas para nos dizer como começar  e por onde, por mais que nossa cerimonialista nos ajude, entendi que eu precisava fazer a minha agenda, a minha lista, para eu poder me achar.
Então eu dividi o serviços do casamento (enquanto evento) em 3 partes, ideia minha, e fui fechando cada grupo de uma vez, de olho no próximo e nas pendências do grupo anterior também:

  • Serviços Básicos: são aqueles que se você não marcar com muita antecedência não vai achar data. E tudo gira em torno deles, são a base para o acontecimento do evento e também para você saber o quanto vai gastar e sobre a possibilidade real da realização do seu sonho. Geralmente esses fornecedores só fazem um evento por dia. E eu vi que esses são os que consomem pelo menos 50% do orçamento.
                         Locais (cerimônia e recepção)
                         Processos (religioso e civil)
                         Buffet
                         Decoração
                         Cerimonial
                         Fotografia e filmagem
                         Músicos / DJ

  • Serviços de 1.ª Ordem: são os que eu dei mais importância depois que fechei os do primeiro grupo. E também são aqueles que precisam de tempo para serem realizados. Também vi que eles consomem uns 30% do orçamento. E é preciso conversar com as pessoas que participarão da cerimônia sobre seus trajes já que, no nosso mundo real de pobres, é raro mandar fazer, comprar ou alugar um vestido maneiro e num preço legal com 1 semana. Se for viajar na lua de mel, pernoitar num hotel na noite de núpcias, esse também é o momento para se ver isso (mas não calculei os gasto desse item nesses 30%).
                         Vestido (e todo o resto da noiva. Maquiagem também entra aqui)
                         Traje do noivo
                         Alianças
                         Traje dos pais e padrinhos (principalmente se quiser combinar cor)
                         Traje das damas e pajens
                         Listas de presente (totalmente sem custo, na grande maioria das vezes)
                         Site (se for fazer)         
                         Convite (e hoje vejo que deve ser visto toda a papelaria junto)
                         Bolo
                         Lembranças (se forem mais elaboradas, se for fazer em casa ou encomendadas)
                         Carro

  • Serviços de 2.ª Ordem: são aqueles que dá pra fechar mais pra frente, há quem feche 15 dias antes do evento sem aborrecimento (mas não arrisque). E não se precisa sofrer e pensar tanto para decidir esses serviços. Consomem 20% do orçamento. E, dependendo da situação, do gosto e do bolso, são dispensáveis.
                         Doces e chocolates
                         Bebidas
                         Bem-casados
                         Lembranças (se forem mais simples e fáceis de conseguir) e adereços de pista
                         
                
Inspire-se, mas faça sua própria ordem das coisas para você ficar confortável para realizar as tarefas de noiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário