quinta-feira, 19 de abril de 2012

Manicurando as unhas

Minha avó era manicure de, com o perdão do trocadilho, mão cheia. Nunca vi unhas tão perfeitas como as que ela manicurava. Pena que ela está fazendo agora as unhas dos anjinhos... Aprendi com ela a ver o quanto uma unha pode ser bem manicurada: bem lixada, bem pintada, bem cutilada; é isso o que interessa basicamente. (Se a manicure põe suas mãos no infravermelho, na água fria, aí é contigo pagar um pouquinho a mais pelas técnicas.)
Fiquei tão chata com isso que não faço as unhas. Hidrato, lixo e só. Juro, vou a todos os lugares assim. Graças a Deus tenho cutículas fininhas. Também tenho alergia a níquel, então qualquer "bife" tirado por um alicate faz com que meus dedos virem toras.
Mas vou casar, né...
Como vou casar com as unhas sem fazer?... Nas fotos minhas mãos ficariam parecidas com as do Dê... Que droga que a nossa sociedade nos empurra a fazer certas coisas! Já que tenho que fazer as unhas, então vou querer direito! Então bora pro salão!

Começo hoje, com dois meses de antecedência, a fazer as unhas semanalmente, acho que esse é o tempo limite para alguém que, como eu, não faz as unhas nunca para que sua cutícula "se acostume" a ser tirada e os cantinhos de suas unhas fiquem emborcadinhos, com cara de unha feita e não só pintanda. E começo também a testar as manicures de perto da minha casa, para facilitar quando eu estiver enlouquecida na véspera e não tiver muito tempo. Geralmente as manicures de bairro são mais vazias e com a vantagem de eu poder ir andando. E nem tudo que é feito num mega salão de shopping é o melhor.
Pra não ficar feio (e também esse blog não tem esse objetivo), não vou "dar nome aos bois", não vou avaliar nominalmente o trabalho de ninguém, só vou mostrar o resultado e depois, quando eu eleger minha manicure, aí sim, conto pra todo mundo quem é.

A baixo, coisas que vou observar para ter minhas "mãos de noiva" bem lindas e dicas básicas pra vocês também:
  1. Higiene: no ambiente e, principalmente, no material de trabalho
  2. Assepsia: Material esterilizado/descartável/com proteção descartável
  3. Data de validade dos produtos
  4. Habilidade e agilidade para cutilar: uma boa mão dá pra fazer entre meia hora a uma hora. Sem bifes, cutículas carcomidas e restinhos de unha lixada embaixo da unha.
  5. Habilidade e agilidade para pintar: Tem esmaltes que precisam de duas demãos para ficarem com uma cor legal, vai da qualidade dele. Mas uma boa manicure não pode deixar criar bolinha, ter excesso de esmalte nos cantinhos ou deixá-lo falhado. Ele tem que ficar lisinho em toooooda superfície da unha. Observe se ela tira o excesso da frete para o esmalte não descarcar e também limpa direito (suas mãos devem estar perfeitas! Sem nenhum cantinho borradinho!)
  6. Não é regra, tem gente que não curte, mas vá lá: óleo secante, esmante extra brilho... Ajudam a deixar a unha bonita mais tempo.
  7. Dica da minha avó: escolha esmalte cremoso para saber se a minucure manda bem na pintura. Não os translúcidos, mas os mais opacos. Os claros são os mais difíceis de trabalhar porque podem ficar com risquinhas e manchinhas (falhas ou excesso de esmalte)
  8. O esmalte secou? Secou mesmo? Lave as mãos e passe hidrante.
  9. Faça as unhas, preferencialmente, de manhã para que você não as tenha com "efeito 3D" e marcas do tecido da coberta.
  10. Não volte na manicure que tirar pele demais envolta das unhas ou cutucar demais os cantinhos. Seus dedos ficarão inchados na lateral das unhas, sensíveis e as unhas tão emborcadas que parecerão garras. Isso não é muito elegante.

Então, fui num salão aqui perto de casa. E comecei a rezar quando a manicure pos minhas mãos num potinho com água fria e lasquinha de sabão e tinha em suas mãos um alicate com restinhos de cutícula. Ui! Quase saí correndo, mas já que já tava lá... Não me tirou bifes demais (só dois) e percebi que picotou a cutícula pra tirar. Mas lixou bem, teve cuidado de não deixar restinhos de unha ou cutícula... Quando me pediu pra escolher o esmalte eu não fui pela cor, mas pela data de validade e só fiquei com duas opções, aí escolhi esse:



Na foto, minhas mãos recem manicuradas, com o esmalte "Rosa Antigo" da Colorama.
E aí, essa manicure vai pro trono ou não vai?

2 comentários:

  1. Eu sou muitoooo chata,quando vou fazer as unhas,esses dias fui fazer a mulher cobrou 30,00 só a mão,até aí tudo bem,pensei que era A MANICURE...gente que horror!
    Eu mesmo agora!!


    Beijos



    tô te seguindo!

    http://eagoravamosnoscasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário