sábado, 13 de novembro de 2010

Decidindo por casar em Petrópolis



Eu tinha uns 15 anos quando um vizinho meu se casou em Teresópolis. Como eu estava viajando para Recife, não pude ir, mas a vizinhança toda foi. Lembro de quando eu cheguei: uma das minhas amigas-vizinhas Daninha não se cansava de falar como o casamento foi legal e diferente de tudo o que ela já vira, principalmente pelo fato de terem se casado num hotel e os convidados puderam dançar até cansar, porque só precisavam ir embora no dia seguinte, que também foi o máximo todos tomarem café da manhã juntos enquanto falavam sobre a festa.
Aquilo ficou na minha cabeça, até que me decidi casar num hotel também. Fiquei animada quando li em algum lugar que era mais barato, porque o hotel já possui infraestrutura e blá blá blá. Mas também, como boa paroquiana, pensava em me casar na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Duque de Caxias, onde participava do grupos e pastorais, frequentava as missas... Conheci o Denis lá (mas isso é assunto pra outro post). Ou até mesmo na Catedral de Santo Antônio, que também frequento, fiz Primeira Comunhão lá... Denis também frequentava essa igreja quando menino, mas nunca nos vimos!
Até que muitas águas rolaram... E numa viagem a Teresópolis para comemoração de aniversário de formatura da turma de mamy, Denis e eu começamos a resgatar a ideia de casar num hotel, já que o hotel Alpina onde estávamos era lindo. Então comecei a fixar ideia nisso... Só que até aí não havia um bom motivo pra casar em Teresópolis, sei lá... Comecei a catar tudo quanto é tipo de hotel e pousadas que tivessem a ver com a gente. Até fugi do foco quando pensei na casa de Santa Tereza (já que somos loucos pelo Rio de Janeiro, ele é o quintal da nossa casa) e a vista de lá... Ufa!
Tudo mudou quando passei a noite no hospital com minha avó e levei o notebook pra me distrair, danei a entrar em comunidades de noivas. A primeira foi a Casar é Fácil. Nem sei bem como, mas depois de ver que os hotéis do Rio seriam meio caros e que em Caxias e imediações isso seria impossível, lembrei da serra, só que agora Petrópolis. Vi um comentário de alguém sobre o hotel Solar do Império e resolvi entrar no site. Me apaixonei.
Mas aí pensei: cara, católico que é católico não casa fora do templo (coisa pra outro post também). E fui procurar igrejas em Petrópolis.
Acho que ela foi a primeira que vi: linda, majestosa, histórica e ao mesmo tempo familiar... O coração bateu forte e eu tive certeza de que me casaria na Catedral São Pedro de Alcântara. Na hora me debrucei sobre o leito de vovó Maria e disse:
_Vovó, vou me casar em Petrópolis!
Ela, que já estava muda por conta da doença, me respondeu com um sorriso cheio de lágrimas nos olhos, que só ela sabia dar. Petrópolis era sua terra, o lugar pra onde sonhava em voltar e fazer sua passagem para o Pai. Sonho esse que nós não pudemos realizar porque ela não sobreviveu ao câncer.
Casar em Petrópolis não é mais uma questão de sonho adolescente, de querer fazer diferente, ou de ser prática, já que vimos que era vantagem pra todo mundo: meio do caminho para nossos amigos familiares que moram no Rio e Minas Gerais, pousadas pra geral, preços maravilhosos, clima gostosinho de serra, não precisar convidar deus-e-o-mundo, fazer um retorno às minhas origens (minha família materna é toda de lá)... Casar em Petrópolis é também uma declaracão de amor a vovó Maria, que me ensinou a acreditar nos sonhos e que, para ser feliz, só basta ser bom.


No dia dos namorados de 2010, Denis e eu subimos a serra e fomos visitar os lugares onde nos casaríamos. Sobre a Catedral falo noutro post. Fomos ao Solar do Império e nos decepcionamos com o tamanho do espaço, era pequeno para o que queríamos. Todos os outros hotéis eram contra mão para nossos convidados, então o sonho de casar num hotel foi por água a baixo. Mas não me importei muito... Posso comemorar bodas de prata assim, ue! E depois aquele clima de todos juntos no dia seguinte é simples de conseguir: é só hospedar todos no mesmo hotel (e ainda tentar conseguir um desconto pra meus convidados assim)!
E Petrópolis tem cada hotel tão lindo... Quando eu começar a ver isso, escreverei sobre.
E a festa pode durar o final de semana todo!


(Imagem extraída de http://www.panoramio.com/)

5 comentários:

  1. Oi Natália, sou de Petrópolis e tbm estou planejando meu casamento, adorei a idéia do blog! Estarei sempre por aqui! bjss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Emanuelle! Pode me enviar sugestões e suas histórias se quiser, que também posso postar aqui.
    Seja sempre bem vinda!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Natalia! Encheu meus olhos de lágrimas sua história com sua vó Maria... :') Eu tb tive uma vovó Maria, mas não a conheci. Ela se foi quando eu tinha 1 mêszinho de idade... Mas não sinto como se não a conhecesse... Vejo as fotos e percebo como sou parecida com ela. :)

    Seu casamento em Petrópolis será com certeza LINDOOOO! :D

    Beijinhos!
    An

    ResponderExcluir
  4. Olá Natalia, adorei a sua história. Moro no RJ e quero muito me casar em Petrópolis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luty! Obrigada! Seja bem-vinda! Case e Petrópolis, sim! É viver o sonho pra sempre! Bj

      Excluir

Deixe seu comentário