quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Preparando os missais - Parte II


As leituras do nosso casamento fui eu que escolhi. Cada uma com um significado muito especial.Tive muito cuidado porque não se pode escolher qualquer uma da Bíblia e ler onde quiser, elas precisam estar de acordo com a cerimônia, com as regras da liturgia e uma precisa dialogar com a outra. Como a missa seria celebrada num sábado a tarde junto à celebração do sacramento do matrimônio, o padre liberou para termos duas leituras (oba!).
Para quem não é católico e não deve estar entendendo muito o que estou dizendo, é o seguinte:
  • Primeira Leitura: Alguma passagem de algum livro do Antigo Testamento, que anuncia o Messias. Pode ser lido por um leigo (alguém não padre ou não freira)
  • Salmo Responsorial: É a resposta do povo à 1.ª leitura. Pode ser uma resposta de alegria, de súplica... (é feito por um salmista, e é cantado principalmente no refrão)
  • Segunda Leitura: Passagem de algum livro do Novo Testamento, que não seja do Evangelho (escrito por Marcos, Lucas, Mateus ou João). Uma das cartas dos apóstolos. Também pode ser feita por um leigo
  • Evangelho: Leitura de uma passagem de um dos Evangelhos. Cada ano a Igreja lê um e só o padre ou um Ministro da Palavra ou Diácono podem proclamar.
No nosso casamento ficamos livres até mesmo para escolhermos um Evangelho que não seguisse a ordem do ano. 
Nossa 1.ª Leitura é de um livro que amo. O li no ano em que entendi como o amor de Deus pode se manifestar no ser humano, entendi o humano amor de Deus por nós. Ouvi essa leitura num casamento, um momento muito marcante na minha vida. Quando aceitei casar com Dê, me comprometi a buscar esse amor para nós.
O Salmo responde a Deus que, quando nos reconhecemos amados dessa forma, podemos descansar em seus braços. E ele é quase uma profecia em nossas vidas: em nosso casamento nada irá nos faltar porque Ele é nosso pastor. Foi o mesmo salmo da missa dos meus 15 anos. Até procurei outro, mas esse se encaixava perfeitamente. Fora que é o salmo preferido do Dê.
Nossa 2.ª leitura é de João, assim como o Evangelho. O apóstolo do amor, o discípulo amado. Aquele que recosta a cabeça no peito de Jesus e escuta o Seu coração. Nesta leitura há a revelação que mudou a minha vida, a de que Deus é amor. O que sentimos um pelo outro é o próprio Deus e é através do amor humano consagrado que Deus renova a terra.
O Evangelho segue a mesma narrativa, só que agora é a palavra dita pelo próprio Jesus, como ordem, como único caminho para a felicidade, para a santidade. Ele o diz às vésperas de se entregar em sacrifício o seu maior mandamento, e que resume tudo: Amai-vos como eu vos amei. Meditei esse evangelho às vésperas da minha Crisma, como "dever de casa" da minha Confissão. Meu Evangelho preferido.

O Natal celebra o amor.
Nada melhor do que encerrar 2015, um ano em que fui tão provada no fogo, com esse presente de Deus, sua Palavra, tão cheia de amor.
Que 2016 seja puro amor para você!

Para ouvir as músicas da liturgia do nosso casamento, clique aqui.

 Abaixo uma trecho do nosso missal

I Leitura (Ct 8, 6-7)
 Com.: Imenso é o amor de Deus pelo homem. Amor sem fim, que a própria morte transforma em vidaLeitura do Livro Cânticos dos Cânticos. – “Grava-me, como um selo eu teu coração, como um selo em teu braço; pois o amor é forte, é como a morte! Cruel como o abismo é a paixão; suas chamas são chamas de fogo uma faísca de Javé!
            As águas da torrente jamais poderão apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Quisesse alguém dar tudo o que tem para comprar o amor... Seria tratado com desprezo”.- Palavra do Senhor.AS.: Graças a Deus Salmo de Resposta (Sl 22 (23))
  “Salmo 22”Pelos prados e campinas verdejantes eu vou
É o Senhor que me leva a descansar
Junto às fontes de águas puras repousantes eu vou
Minhas forças o Senhor vai animar
  
Tu és, Senhor, o meu pastor
Por isso nada em minha vida faltará  
Tu és, Senhor, o meu pastor
Por isso nada em minha vida faltará (nada faltará)
 Nos caminhos mais seguros junto d'Ele eu vou
E pra sempre o Seu nome eu honrarei
Se eu encontro mil abismos nos caminhos eu vou
Segurança sempre tenho em suas mãos

Ao banquete em sua casa muito alegre eu vou
Um lugar em Sua mesa me preparou
Ele unge minha fronte e me faz ser feliz
E transborda a minha taça em Seu amor

Com alegria e esperança caminhando eu vou
Minha vida está sempre em suas mãos
E na casa do Senhor eu irei habitar
E este canto para sempre irei cantar    II Leitura (1Jo 4,7-12)
 Com.: O amor é a força e a felicidade dos casais. E onde há amor, aí está Deus...Leitura da Primeira Carta de São João. – “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.
            Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.            Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.
            Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amarmos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós”. – Palavra do Senhor.AS.: Graças a Deus Aclamação ao Evangelho Com.: O mandamento do amor só se satisfaz quando chegamos a dar a vida um pelo outro... Aclamemos a Palavra de Deus!  Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! EVANGELHO (Jo 15, 9-17)Pr. : O Senhor esteja convosco!AS.: Ele está no meio de nós!Pr.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por João.AS.: Glória a vós, Senhor!            Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Assim como o Pai me amou também eu vos amei. Permanecei em meu amor. Se observais meus mandamentos, permanecereis no meu amor, como eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos digo isso para que minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se praticais o que vos mando.            Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.            Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceberá. Isto vos mando: amai-vos uns aos outros”. – Palavra da Salvação.AS.: Glória a vós, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário